Arcebispo de Aparecida faz apelo por desarmamento e “pátria sem ódio” e “sem fake news”
13/10/2021 12:12 - Editoria

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, em missa solene lembrou das
mais de 600 mil vidas perdidas para a covid
. Foto: Reprodução TV Aparecida
 
Nesta terça-feira (12), Dia de Nossa Senhora de Aparecida, o arcebispo da cidade que leva o nome da santa em São Paulo, Dom Orlando Brandes, fez um sermão criticando o armamentismo e a propagação de fake news.
 
A reportagem é de Íris Costa, publicada por Congresso em Foco.

No Santuário Nacional em Aparecida, pouco antes da visita do presidente Jair Bolsonaro ao local, o arcebispo afirmou que, para o Brasil "pátria amada não pode ser pátria armada".
 
"Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira", disse o religioso.
 
Na homília, Brandes não citou o presidente, que é pró-armamentismo e é alvo de inquérito sobre disseminação de informações falsas, mas aproveitou o momento para lamentar as mais de 600 mil mortes por covid-19 e defender a vacina e a ciência.
 
"Mãe Aparecida, muito obrigado porque na pandemia a senhora foi consoladora, conselheira, mestra, companheira e guia do povo brasileiro que hoje te agradece de coração porque vacina sim, ciência sim e Nossa Senhora Aparecida junto salvando o povo brasileiro".
 
Veja o vídeo do sermão do arcebispo:
 
 
Sob gritos de "genocida" e "mito"
 
O presidente Jair Bolsonaro chegou ao santuário de Aparecida, em São Paulo, por volta das 13h30 para celebração da missa das 14h, e foi recebido sob vaias, gritos de "genocida" e aplausos de seus apoiadores que estavam no local para participar da cerimônia.
 
De máscara, Bolsonaro comungou e participou da consagração da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Depois do encerramento da missa, o presidente subiu no altar e tirou uma foto com o arcebispo Dom Orlando Brandes.
 
Leia a íntegra da matéria no IHU Online: http://www.ihu.unisinos.br/613610-arcebispo-de-aparecida-faz-apelo-por-desarmamento-e-patria-sem-odio-e-sem-fake-news
https://www.novoeste.com/index.php?page=destaque&op=readNews&id=55919&title=Arcebispo-de-Aparecida-faz-apelo-por-desarmamento-e-%E2%80%9Cp%C3%A1tria-sem-%C3%B3dio%E2%80%9D-e-%E2%80%9Csem-fake-news%E2%80%9D