* * * * * *

Barreiras (BA): Governo realiza atividades práticas do Curso de Máquinas Pesadas na Comunidade do Barrocão de Baixo

28 de outubro de 2025 às 16:01

gestão municipal/capacitação profissional
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, realizou no último fim de semana, sábado e domingo (25 e 26), mais uma etapa prática do Curso de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, dentro do Projeto Capacitar para Produzir, na comunidade do Barrocão de Baixo.
 

© Dircom GovBarreiras/BA/Divulgação
 
A atividade contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Joaquim Neto, e do instrutor Gerson Paz, que acompanharam as práticas e avaliaram o desempenho dos alunos. Com pontualidade e entusiasmo, os participantes demonstraram comprometimento com o aprendizado e disposição em adquirir novas habilidades que ampliam suas chances no mercado de trabalho.
 
Durante os dois dias de atividade, os alunos puderam operar retroescavadeira, pá carregadeira, trator agrícola e caminhão basculante. As práticas foram realizadas de forma segura e organizada, permitindo que todos vivenciassem o funcionamento das máquinas e compreendessem na prática as etapas do processo operacional. Mesmo os que tiveram o primeiro contato com os equipamentos mostraram dedicação e evolução significativa.
 

© Dircom GovBarreiras/BA/Divulgação
 
O interesse e a dedicação dos alunos foram excepcionais. Muitos tiveram o primeiro contato com as máquinas e demonstraram grande capacidade de adaptação. Essa experiência prática é essencial para que saiam daqui preparados e confiantes para o mercado de trabalho”, destacou o instrutor Gerson Paz sobre o empenho dos participantes e a relevância do aprendizado prático.
 

© Dircom GovBarreiras/BA/Divulgação
 
As aulas aconteceram na comunidade Soares, na propriedade do senhor Dorgival, que cedeu o espaço para a execução das atividades. O secretário Joaquim Neto destacou a importância da capacitação prática para o fortalecimento das comunidades rurais e para o desenvolvimento do município, que cria oportunidades unindo conhecimento técnico, valorização do trabalhador e fortalecimento da economia local.
 
Essas formações representam um investimento direto nas pessoas. Quando qualificamos operadores, estamos ampliando oportunidades de emprego, melhorando a produtividade e fortalecendo a economia local. É gratificante ver o comprometimento dos alunos e o resultado desse trabalho conjunto. Em breve, todos eles receberão o certificado de conclusão dessa formação”, afirmou o secretário.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia