* * * * * *

70% DESAPROVAM A CÂMARA

26 de setembro de 2025 às 12:07

notícias/ICL notícias
Além de mostrar que  a aprovação do governo Lula avançou sete pontos em dois meses e alcançou 50%, superando a desaprovação, que está em 48%, a última pesquisa Ipespe divulgada no dia de ontem, quinta-feira (25) tem péssimas notícias para a Câmara dos Deputados, que acumula desgaste.
 

© Reprodução/iclnoticias.com.br/
 
Motim e PEC causaram desgaste
 
A desaprovação ao trabalho da Casa chegou a 70%, alta de sete pontos em relação a julho (63%), segundo a pesquisa Ipespe.
 
O cientista político Antonio Lavareda, responsável pelo levantamento, explicou ao Estadão que o movimento está associado ao motim ocorrido no plenário em agosto e à tramitação da PEC da Bandidagem.
 
Os fatos produziram “um desgaste significativo na imagem da Câmara”. O levantamento foi iniciado dois dias após a aprovação da PEC pelos deputados. O texto foi rejeitado depois pelos senadores, quando o estudo já estava concluído.
 
Por perfil ideológico, a desaprovação da Casa é de 83% entre eleitores de esquerda, 73% entre os de centro e 58% entre os de direita. Pela autodeclaração de classe social, o índice chega a 78% entre os mais ricos, 74% na classe média e 64% entre os mais pobres.
 
O Senado Federal, por sua vez, apresentou leve oscilação positiva: um ponto a mais na aprovação, que agora é de 26%, e dois pontos a menos na desaprovação, que recuou a 59%.
 
Tanto no caso do motim quanto no caso da PEC, a chamada Casa Alta teve uma atuação direfente. Não se verificou no Senado a bagunça que ocorreu na Mesa Diretora da Câmara e a PEC da Bandidagem foi descartada pelos senadores já na Comissão de Constituição e Justiça.
 
Leia a íntegra da matéria no ICL Notícias: https://iclnoticias.com.br/