* * * * * *

Setor de serviços cresce 0,3% em junho e atinge patamar recorde

14 de agosto de 2025 às 11:33

economia/setor de serviços
O setor de serviços, o que mais emprega na economia e concentra atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação, cresceu 0,3% na passagem de maio para junho. Esse desempenho é o quinto mês seguido de expansão e faz o setor atingir o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.
 

Tarifa dos ônibus em São Paulo sofreu aumento
© Paulo Pinto/Agência Brasil
 
Resultado é o quinto mês seguido
de alta, mostra IBGE
 
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorde anterior era de outubro de 2024 e maio deste ano. Os cinco meses consecutivos de alta deram ao setor um salto de 2%.
 
Com o resultado de junho, o setor fecha o primeiro semestre com alta de 2,5%. No acumulado de 12 meses, a expansão chega a 3%. Na comparação com junho de 2024, o mês de 2025 subiu 2,8%.
 
Destaque para transportes
 
Apesar do número recorde, das cinco grandes atividades pesquisadas pelo IBGE, apenas uma ─ serviços de transportes ─ apresentou número positivo na passagem de maio para junho.
 
Confira os desempenhos:
 
       - Serviços prestados às famílias: -1,4%;
       - Serviços de informação e comunicação: -0,2%;
       - Serviços profissionais, administrativos e complementares: -0,1%;
       - Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +1,5%;
       - Outros serviços: -1,3%.
 
O analista do IBGE, Rodrigo Lobo, detalha que das cinco atividades, a de transportes é a que tem maior peso (36,4%) na pesquisa, o que explica o fato de apenas um grande setor positivo conseguir fazer com que todo o setor de serviços tenha tido crescimento em junho.
 
Dentro dos transportes, os destaques foram o aéreo de passageiros e o de cargas, notadamente o rodoviário.
 
É o principal modal pelo qual se deslocam as mercadorias, como a safra, mas também bens industriais. É uma atividade intimamente correlacionada com maior dinamismo da economia”, analisa.  
 
Conjunto da economia
 
A Pesquisa Mensal de Serviços é a terceira de três levantamentos conjunturais divulgados mês a mês pelo IBGE. Nos últimos dias, o instituto revelou que a produção da indústria brasileira cresceu 0,1% em junho ante maio; e o comércio recuou 0,1% no mesmo intervalo de comparação.
 
Nos desempenhos acumulados em 12 meses, a indústria cresceu 2,4%. O comércio apresentou expansão de 2,7%.
 
Da Agência Brasil