Barreiras (BA): passeio ciclístico promove ato de conscientização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

19 de maio de 2025 às 18:15

calendário/aniversário de Barreiras, Bahia
Na manhã de ontem, domingo (18), às ruas de Barreiras foram tomadas por uma onda laranja. Centenas de pessoas participaram do Pedal Maio Laranja, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
A atividade integra a programação dos 134 anos de Barreiras, comemorados no próximo dia 26, e também marca os 25 anos da campanha “Faça Bonito”, símbolo nacional dessa importante mobilização social. O evento contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do vice-prefeito, Túlio Viana; os secretários municipais de Assistência Social, Ivanete Bastos; Infraestrutura, Bruno Castro; Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel e de Administração, Gislaine Barbosa, além dos vereadores Rider Castro e Valdimiro José. Ainda, a presidente e vice-presidente do CMDCA, Marilande Prado e Kharola Mesquita.
 
A concentração começou às 6h30, na Câmara de Vereadores, e o trajeto seguiu até o Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. O evento uniu ciclistas, famílias, servidores públicos e representantes de diversos segmentos da sociedade, todos vestidos de laranja — cor símbolo da campanha — em um ato de conscientização e solidariedade.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
O prefeito Otoniel Teixeira destacou o papel da sociedade no enfrentamento das violações de direitos contra crianças e adolescentes. “Hoje é um dia importante, um dia de reflexão, mas também de união. Precisamos fortalecer nossas políticas públicas de proteção à infância, com ações integradas nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. Juntos, poder público e sociedade, podemos proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e à exploração sexual”, afirmou o prefeito.
 
Durante a chegada dos participantes ao parque, a secretária Ivanete Bastos reforçou a importância da mobilização como instrumento de conscientização. “Este passeio é também um momento de reflexão e de reforço do nosso compromisso coletivo. O poder público não se exime de sua responsabilidade, mas sabemos que o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual precisa do engajamento de cada cidadão. O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro: proteger é dever de todos nós”, pontuou.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
A programação do Maio Laranja em Barreiras segue até o fim do mês e inclui palestras, rodas de conversa em escolas municipais, estaduais e particulares e blitzen educativas. A campanha reforça a importância da denúncia. Casos suspeitos ou confirmados de violência devem ser comunicados ao Disque 100 ou aos órgãos competentes do município.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia