Na última terça-feira (6), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu em seu gabinete representantes do setor imobiliário, da construção civil, corretores, empreendedores e compradores de imóveis para tratar do aperfeiçoamento das normas e legislações relacionadas ao uso e ocupação do solo no município.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Yuri Ramon; do vereador Rider Castro; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Giovani Zorzo; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB), Jorlando Neves; da secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel; e da assessora Pollyceia Oliveira.
Durante a reunião, foram apresentadas reivindicações do setor, como a revisão dos critérios de avaliação de imóveis novos para financiamento, a padronização das normas sobre calçadas, a retomada do desdobro de lotes, a reavaliação das exigências nas vistorias para emissão do "Habite-se" e a adequação na cobrança do ITIV — especialmente em casos de cessão de direitos. O grupo defendeu ainda um atendimento mais eficiente nas repartições públicas e maior clareza nas regras urbanísticas.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância do diálogo com os setores produtivos para o desenvolvimento equilibrado da cidade. “Os segmentos representados aqui têm papel fundamental na geração de emprego, renda e no crescimento ordenado do nosso município. Vamos tratar essa pauta com muito zelo, ouvindo as diversas áreas da gestão que podem contribuir com esse processo para alinhar estratégias e, posteriormente, agendar um novo encontro com todos, para avançarmos nessas temáticas”, afirmou.
O prefeito ressaltou ainda que a gestão está aberta à participação da sociedade. “O diálogo é o que nos aproxima da população. Nosso compromisso é construir soluções de forma conjunta, ouvindo quem vivencia, na prática, os desafios do setor”, completou.
Na ocasião, o prefeito também informou que a Prefeitura está executando um amplo trabalho de georreferenciamento em Barreiras. A iniciativa visa atualizar o cadastro imobiliário da cidade com base em tecnologia moderna que permite identificar alterações físicas nos imóveis. Já foram alcançamos aproximadamente 18 mil imóveis — o equivalente a 25% da área urbana — o que possibilita uma atualização dos dados de forma condizente com a realidade dos imóveis.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia