Na manhã desta quinta-feira (8), uma raposa foi devolvida à natureza pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após ter sido resgatada em Barreiras, no Oeste da Bahia. O animal havia sido encontrado na quarta-feira (7) dentro de um hotel localizado na Avenida Bahia, no bairro Vila Regina.

Foto: Ascom Sema/Inema/GovBA
O resgate inicial foi realizado por equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar, que encaminharam a raposa à unidade regional do Inema. Tratava-se de um exemplar jovem, porém já adulto, com comportamento arisco, típico de animais silvestres.
Após a captura segura, o Inema avaliou o estado de saúde do animal e constatou que não havia ferimentos, nem sinais de doenças. O técnico do Inema em Barreiras, Danilo Cezar, explicou a decisão. “Verificamos que o animal estava em ótimas condições de saúde, sem sinais de ferimentos ou doenças. Como se trata de um animal arisco, que claramente demonstra comportamento selvagem, a soltura rápida é fundamental para evitar estresse e reduzir o risco de lesões,” afirmou.
Com isso, foi possível realizar a soltura imediata em uma área de mata afastada do centro urbano, onde a espécie ocorre naturalmente, reduzindo o risco de retorno à cidade e de possíveis acidentes.
“As áreas de mata mais próximas ficam a cerca de 2 a 3 quilômetros, mas o caminho até lá envolve ruas de tráfego intenso, com grande movimentação de veículos e pessoas. Inicialmente, até surgiram dúvidas se poderia ser um animal domesticado, mas o comportamento agressivo e a desconfiança deixaram claro que se tratava de um animal selvagem, provavelmente vindo de uma dessas áreas verdes,” explicou Danilo.
Disque Resgate
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998.
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo que estejam aptos para a reintegração ao meio ambiente.
Ascom Sema/Inema/Governo da Bahia