Quem são os cardeais brasileiros que vão ajudar a eleger o novo papa?

07 de maio de 2025 às 12:11

religião/igreja católica
A Sputnik Brasil listou quem são os cardeais do Brasil que vão ajudar a escolher o novo líder da Igreja Católica Romana
 
Os horários de votação do conclave para escolher o novo papa sucessor de Francisco foram anunciados pelo Vaticano nesta terça-feira (6). A fumaça que irá sinalizar se o novo papa foi escolhido aparecerá em quatro horários: 5h30, 7h00, 12h30 e 14h00 do horário de Brasília.
 

© Frame vídeo/Vatican News 
 
Oito cardeais brasileiros estão aptos a serem escolhidos como papa, mas apenas sete têm direito ao voto no conclave. A Sputnik Brasil listou quem são os cardeais do Brasil que vão ajudar a escolher o novo líder da Igreja Católica.
 
Dom Paulo Cezar Costa - Nascido em Valença, Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa tem 57 anos, possui mestrado e doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, e foi elevado a cardeal pelo papa Francisco em 2022.
 
Ele já trabalhou como professor de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e ajudou na elaboração da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Brasil em 2013. Hoje, é o arcebispo de Brasília.
 
Dom Jaime Spengler - Nascido em Gaspar, Santa Catarina, Dom Jaime Spengler tem 64 anos e foi um dos 21 arcebispos nomeados cardeais por Francisco em dezembro de 2024.
 
Ele é um frade franciscano, bacharel em teologia pela Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel, e mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Desde 2013, é arcebispo de Porto Alegre. Atualmente, também preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).
 
Dom Sergio da Rocha - Nascido em Dobrada, São Paulo, Dom Sergio da Rocha tem 65 anos, possui mestrado em teologia moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
 
Ele já trabalhou como professor da PUC-Campinas, atuou como arcebispo de Brasília e presidiu a CNBB entre 2015 e 2019. Desde 2020, é o arcebispo de Salvador.
 
Dom Orani João Tempesta - Nascido em São José do Rio Pardo, São Paulo, Dom Orani João Tempesta tem 74 anos e é arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009, sendo responsável por receber o papa Francisco na cidade durante a Jornada Mundial da Juventude.
 
Monge da ordem beneditina, recebeu o cardinalato por Francisco em 2014. Antes, ele também atuou como arcebispo de Belém.
 
Dom Leonardo Ulrich Steiner - Nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, Dom Leonardo Ulrich Steiner tem 74 anos e possui mestrado e doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum.
 
Frade franciscano, em 2019 ele assumiu a Arquidiocese de Manaus, no Amazonas, e em 2022 foi nomeado cardeal pelo papa Francisco.
 
Dom Odilo Pedro Scherer - Nascido em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Dom Odilo Pedro Scherer tem 75 anos e foi nomeado cardeal pelo papa Bento XVI em 2007.
 
Ele chegou a ser cotado como papa no conclave de 2013, que resultou na escolha de Francisco. Desde 2007, é o arcebispo de São Paulo.
 
Dom João Braz de Aviz - Nascido em Mafra, Santa Catarina, tem 77 anos, sendo nomeado cardeal em 2012 pelo papa Bento XVI e cotado como um de seus possíveis sucessores em 2013.
 
Atuou entre 2011 e 2025 nas estruturas da Cúria Romana, como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano. Foi o quarto brasileiro a ocupar um cargo de chefia no Vaticano.
 
Dom Raymundo Damasceno Assis - Nascido em Capela Nova, Minas Gerais, Dom Raymundo Damasceno Assis tem 88 anos, é bacharel em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e já presidiu a CNBB entre 2011 e 2015.
 
Ele não participará do conclave por já ter ultrapassado a idade-limite para a votação, estabelecida em 80 anos, mas pode ser eleito papa.
 
Leia a íntegra da matéria no Sputnik Brasil: https://noticiabrasil.net.br/