No dia de ontem, terça-feira (29), o auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macedo recebeu o 1º Encontro de Formação Continuada dos professores da Educação Especial da rede municipal de ensino de Barreiras, em 2025. Organizado pela Subdiretoria de Acessibilidade e Inclusão, o evento reuniu 60 educadores e especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da equipe técnica da Subdiretoria e da representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Edleusa Matutino.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
O encontro deu continuidade às discussões iniciadas na jornada pedagógica de 2025, que tem como tema “Entender como se aprende, para aprender como se ensina”. A proposta é fortalecer uma abordagem pedagógica que compreenda as singularidades de cada estudante, integrando o olhar inclusivo ao cotidiano das escolas.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
Durante a formação, foram destacadas práticas que respeitam o modo individual de aprendizagem dos alunos, com base em conhecimentos da neurociência e nos princípios de uma educação comprometida com a equidade. A troca de experiências e os diálogos entre os participantes reforçaram o compromisso coletivo com um ensino acessível, inovador e sensível às diferenças.
Conforme Eliene Fernandes, subdiretora de Acessibilidade e Inclusão, o momento reforça a construção de um ambiente escolar mais justo, em que a diversidade seja reconhecida como parte essencial do processo educativo.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
“Esse encontro é um espaço fundamental para fortalecer o compromisso da nossa rede com a inclusão de verdade — aquela que valoriza a escuta, o respeito às diferenças e a busca constante por práticas pedagógicas que considerem cada estudante em sua individualidade. Reunir os professores da Educação Especial é reconhecer a importância do trabalho que realizam diariamente e criar oportunidades para refletirmos juntos sobre caminhos que promovam a aprendizagem com qualidade para todos. É um momento de troca, de formação e, acima de tudo, de reafirmação do nosso propósito de garantir o direito de aprender a cada criança, a cada jovem, independente de suas especificidades”, pontuou Eliane Fernandes.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia