Barreiras realiza Dia D de vacinação contra a influenza

15 de abril de 2024 às 18:37

saúde pública/vacinação
No último sábado (12), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o Dia D de combate à influenza, popularmente conhecida como gripe. Durante todo o dia foram aplicadas 1.093 vacinas para os públicos prioritários. As doses estiveram disponíveis em todas as Unidades de Saúde da zona urbana, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres Almeida, na Feira Livre de Barreiras e na Unidade de Saúde do Riachinho.
 

Foto: Dircom/GovBarreiras/BA
 
De acordo com o secretário de Saúde Melchisedec Neves, o Dia D foi bastante produtivo, atendendo pessoas dos grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Ele ressaltou ainda que aqueles que não se vacinaram devem procurar os postos de saúde e garantir a dose da vacina, reforçando a importância da imunização contra a influenza.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Provocada pelo vírus da influenza que tem grande potencial de transmissão, daí a importância da imunização para evitar a proliferação e os casos graves que acabam aumentando também as taxas de hospitalização e pondo em risco a vida das pessoas, em especial aquelas dos grupos prioritários, mais sensíveis às infecções”, destaca o secretário.
 
A campanha de vacinação contra a influenza se estende até o dia 31 de maio. Durante esse período, todas as pessoas poderão ser vacinadas, bastando procurar as unidades de saúde de Barreiras onde as doses estão disponíveis. Importante estar sempre com a carteira de vacina em mãos.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia