Chega de Escravidão: CPT lança campanha de sensibilização a respeito do trabalho escravo

15 de abril de 2024 às 18:27

direitos humanos/trabalho escravo
Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cenário do trabalho escravo no Brasil, no dia 22 de abril, às 10h20, na Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realiza o lançamento da campanha “Chega de Escravidão”. O momento fará parte do lançamento do relatório anual Conflitos no Campo Brasil 2023 e busca sensibilizar as pessoas a contribuir com o trabalho da CPT pela erradicação do trabalho escravo no País através do site chegadeescravidao.org.br, que vai ao ar no dia 22.
 

Reprodução/falachico.org/


Frente a números recorde de trabalho
escravo no Brasil em 2023, Comissão Pastoral
da Terra chama população para assumir a
luta de combate à escravidão
 
Ao contrário do que muitos podem pensar, a escravidão nunca saiu de cena, mas adquiriu novas roupagens desde a assinatura da Lei Áurea, em 1888. A prova é que o ano de 2023 apresentou o maior número de pessoas resgatadas do trabalho escravo nos últimos dez anos. Foram mais de 3 mil resgates registrados pela CPT, por meio da ação permanente De Olho Aberto Para Não Virar Escravo, que há 26 anos atua no combate a esse crime, propondo estratégias comuns de enfrentamento e procurando tratar as causas estruturais. 
 
Com base nos dados da campanha De Olho Aberto Para Não Virar Escravo, a publicação Conflitos no Campo Brasil traz um recorte sobre o trabalho escravo rural, com os números de denúncias e pessoas envolvidas e resgatadas a cada ano. 
 
Somando forças as ações da CPT pela erradicação do trabalho escravo, a campanha Chega de Escravidão apresentará filmes informativos, fará inserções em rádios com spots e também contará com materiais de conscientização sobre a temática para as redes sociais. 
 
Histórico da CPT
 
A luta pela erradicação do trabalho escravo no Brasil está nas raízes da CPT. A primeira denúncia dessa violação foi feita em outubro de 1971, por meio da carta pastoral “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, escrita pelo bispo da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, um dos fundadores da Pastoral. 
 
É nesse contexto, de grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas à de escravo e expulsos das terras que ocupavam, que nasce a Comissão Pastoral da Terra, em junho de 1975. 
 
Passados mais de quarenta anos da carta de Pedro Casaldáliga, a exploração de mão de obra escravizada ainda é uma realidade no País. Por isso, a CPT segue junto aos povos da terra, das águas e das florestas no combate a grave situação de violência e abusos vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
 
O propósito e missão fundamental da Comissão Pastoral da Terra parte da defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e da justiça social. A Pastoral luta contra o trabalho escravo por meio de ações de conscientização, prevenção e incidência sobre o tema, além de dar apoio às pessoas resgatadas. Ademais, atua registrando os dados de fiscalização dos estabelecimentos denunciados, atividades que mais utilizam mão de obra escravizada e quantidade de trabalhadores resgatados a cada ano.
 
Atualmente, as denúncias podem ser realizadas online, com total sigilo, acessando diretamente a Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, por meio do Sistema Ipê (ipe.sit.trabalho.gov.br). Ou ainda por meio do Ministério Público do Trabalho mais próximo da sua localidade. Como sempre fez, em cada região do país, a CPT também está à disposição de quem se dispor a cumprir este ato cidadão: denunciar o crime para resgatar a dignidade de muitos e muitas.
 
Se você se identificou com o trabalho da CPT e também se indigna com o trabalho escravo, ao qual tantas pessoas ainda são submetidas, conheça mais da atuação da Pastoral pelo site www.cptnacional.org.br e seja uma doadora ou doador por meio do site chegadeescravidao.org.br. 
 
Serviço: 
 
Lançamento da campanha Chega de Escravidão:
      - Data: 22 de abril de 2024 (segunda-feira) a partir das 10h20
      - Local: Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Setor de Embaixadas Sul Quadra 801 Conjunto B – Asa Sul)
      - A atividade fará parte do Lançamento nacional do relatório Conflitos no Campo Brasil 2023, às 09h
 
Ascom CPT