Depoimentos de militares implodem de vez Bolsonaro; confira o que eles disseram

15 de março de 2024 às 15:51

STF/atos golpistas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes levantou nesta sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos de militares e civis ouvidos no âmbito do inquérito que apura um suposto plano de golpe tramado por Jair Bolsonaro (PL) e aliados para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 

General Marco Antônio Freire Gomes (à esq.) e brigadeiro Carlos Baptista
Júnior
(Foto: Cleber Caetano / PR I Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro do STF Alexandre de Moraes levantou
nesta sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos de militares e civis ouvidos no âmbito do inquérito
que apura a trama golpista
 
Em seus depoimentos à Polícia Federal, os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, general Marco Antônio Freire Gomes e o brigadeiro Carlos Baptista Júnior, respectivamente, confirmaram que o ex-mandatário arquitetou a trama golpista. Ao todo, Moraes disponibilizou 27 depoimentos.
 
Os depoimentos mais explosivos ficaram a cargo de  Freire Gomes e Baptista Júnior. Ambos deram detalhes sobre reuniões em que Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira trataram da minuta do golpe. O ex-chefe da Aeronáutica contou inclusive que o ex-comandante do Exército teria cogitado prender Bolsonaro por conta dos planos golpistas. A dupla ainda entregou o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, que teria colocado suas tropas à disposição de Bolsonaro durante uma dessas reuniões.
 
Carlos Almeida Baptista Junior:
 
Marco Antônio Freire Gomes:
 
*****
Almir Garnier Santos:
 
*****
Valdemar Costa Neto:
 
*****
Anderson Gustavo Torres: