Estamos próximos do fim do ano, época na qual se presenteia as pessoas fora da data formal do seu aniversário, afinal, o nível é de Cristo!
Antes, apenas se repartia ou doava o “pão nosso de cada dia”, hoje, simbolicamente virou o Panetone.
Costume religioso à parte é fenômeno socioeconômico, viva o Natal!
Nele o comércio se exalta, contrata temporários - para alguns a primeira oportunidade de experiência no currículo, para outros renda extra, para a família em geral, é a sorte que importa - gerando e distribuindo para todos a prosperidade!
Mas a festa parece perecer… estatísticas do dia 05/12/24, revelam que desde 2015 o desempenho varejista no período é ruim, mesmo com campanhas de mídia e inflação controlada.
Seria reflexo da antecipação das compras provocadas pela Black Friday e Cyber Money?
Estou profundamente desatualizada, sem revistas da área para ler, sem tempo para elucubrações - as duas faculdades concomitantemente me tiraram o ócio, mas tenho olhos enormes para ver e, assim como Hume e Galileu, confio na minha percepção.
Em vinte dias, somente próximo à minha área de caminhadinha uma ótica fechou, uma agência bancária, uma lanchonete de açaí, duas lojas de modas, uma academia e outra de colchões.
Em compensação, a de peças de automóveis - que não entrou na minha lista acima pq foi vendida, se transformou numa Farmácia, acendendo minha expectativa de ao menos, +Saúde.
Uai? Kd o brechó^ que SOU fã? Mudou de endereço e ampliou o espaço “para melhor atender os clientes”.
Ufa, que boa notícia, mais pessoas engajadas na sustentabilidade, agora meu qd roupa 70% de segunda mão ou usados e 30% de promoções, não é exclusividade. E, olhe que tem gente que ainda não acredita nesse Negócio de conscientização, acha que é só coisa de ongueira… Ou, agora alarmada por outro ângulo, seria indícios de crise financeira?
Instigante… Vejo 50% das lojas adaptadas com vendas híbridas, mas isto não é apenas um modelo de gestão?
Gente, acho que a culpa é do instagram!! Não, peraí, lembrando uma aula^ sobre cultura digital, é a internet, mais precisamente da PCE^.
Saímos da filosofia JIT para o aplicativo SHOPEE! E, olhe que os empresários do setor imobiliário nos fazem acreditar que não vivemos na escassez…
Pensando um pouco e observando sempre, existe atualmente na cit, farmácias na mesma medida que esquinas, pode ser sinal de adoecimento em massa? S.O.S Pai Celeste! E, justo um dos relatórios de química era sobre Aspirina, já percebi que não fui bem na nota.
Tb há números crescentes da modalidade EAD, efeito direto e irreversível da pandemia? Ou são as razões dos seus preços mais acessíveis e o breve tempo de preparo?
Com a realidade de vídeos curtos quem aguenta 50min de falatório? Sou prova da ausência de interação nas salas de aula, e, também vi no voluntariado no Caps o qt foco é saúde mental… Vixe, ambas opções são complicadas: transtorno mental e tribulação econômica. S.O.S. Pai Celeste!
Genteeee, tô passada! E olhe que não me refiro a semestre ou unidade, mas sobre alienação e datas mesmo, pois, sabendo now que até franquias, mormente de alimentos, entendidas como oportunidades, fecharam?! Justo de chocolate, meu favorito… Resta-me contentar com alfarroba ou avelã.
Bem, até junho deste ano, o mercado livre liderava o ranking de e-commerces, seguido pela Amazon… Então, não é recessão! Ufa, que bom, pois isto iria aniquilar meus planos de Carnaval e trabalho, já bastam as pessoas que confundem este acontecimento educativo com farra e, acreditam que o lazer, é somente cerveja fds.
Então tudo segue para confirmar minhas suspeitas, é a net! Pq o dinheiro circula dentro dela e não na cidade, limita-se às transações diretas, blá-blá-blá… Parece monopólio? Atenção, não estou me referindo a bancos virtuais, a muito que a poupança saiu do colchão da cama para o fundão nacional.
Me pergunto como é possível este público imediatista que não tolera 2” de espera para respostas no Zap, ficar 15 dias aguardando uma encomenda e achar isto eficiente? Deve ser a força do dinheiro: frete grátis, etc. e, os incentivos têm nomes bacanas como o cashback, similar e funcional como o antigo cartão fidelidade.
Porém, qual preço real estamos a longo prazo, pagando de verdade? Não falo de juros ou custos, até pq as matérias de matemática e orçamento eu tranquei e perdi, mas, usando meramente a dedução eu arrisco uma previsão: se tudo se resume e articula no ambiente virtual, haverá ao invés de “ranger de dentes”, fechamento de estabelecimentos… Vejo mais, inclusive os influencers aumentando suas granas servindo as avaliações do Google. Será que esta feira moderna receberá os 50% desempregados do mundo real? Quem me dirá serão os Alpha ou a AI?!
Óbvio que não tem celular de ponta, tablet, notebook ou computador, wi-fi ou conta, está fora desse novo cenário do capitalismo financeiro, mas este tipo de gente existe?
Os idosos têm telefones Obabox e de resto têm sobrinhos e netos ou filhos para auxiliar, bem mais fácil que as tecnologias assistivas^. Então, qual tanger group falta atender?
Oh pobre espírito, todos merecem estas benesses, esta é a força da ideia de sempre ter vantagem… Genteeee, aí já não é caso de saúde mental! S.O.S papai noel, mantenha aberta a “porta da esperança!”
^designer inclusivo e Alexa
^abreviatura de plataforma de comércio eletrônico.
^Dan perito/analista de redes e social media manager
^soubrechó.
dados: MHYanaze ( educacional.mhyanaze.com.br) ; bahiaeconômicas.com.br
*sim, o texto tem escrita mista!
Agradeço aos meus professores, que com seu suor/esforço me dirigem/carregam para o diploma!
Por
Rita, do Bloco Kimarrei