Quando ninguém educa
04/09/2017 07:38 - Editoria
Ao questionar Paulo Freire, Ronai Rocha analisa alguns dos paradigmas mais arraigados na nossa educação. A crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca...

Ao questionar Paulo Freire, Ronai Rocha analisa alguns dos paradigmas mais arraigados na nossa educação

A crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca relevância do aumento dos anos de estudo na vida do aluno, a crescente evasão escolar em todos os níveis, o aumento da distorção idade-série e tantos outros problemas são evidências disso. Mas onde se localizam as raízes teóricas da atual crise educacional que vivemos? Neste livro, o professor Ronai Rocha se dedica a desvendar e a compreender o pensamento teórico dominante no cenário educacional e pedagógico brasileiro.

O autor realiza um movimento esclarecedor sobre as raízes da reflexão sobre educação no país, que incidem até hoje na formação de nossos professores.

Mostra, assim, além dos problemas mais práticos do sistema educacional, como uma maneira peculiar de ler Paulo Freire afeta o ensino no Brasil.

Questionar abertamente as referências de sua própria área nunca é tarefa fácil. E isso é ainda mais complexo quando essa tarefa é realizada em torno de uma figura central para o ambiente intelectual de um país, como é o próprio Freire. Nesta obra, porém, o autor faz, de forma corajosa, uma reflexão importante sobre teorias da educação estabelecidas em nosso país e que há muito tempo não são discutidas.

Serviço:
Livro: Quando ninguém educa – questionando Paulo Freire
Autor: Ronai Rocha
Páginas: 160
Preço: R$ 35
Editora Contexto

Sobre o autor: Ronai Rocha é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foi pró-reitor de graduação. Desde o início de sua vida profissional pesquisa temas ligados à educação.

Sobre a Editora Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 30 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br
http://www.novoeste.com/index.php?page=news2&op=readNews&id=96&title=Quando-ninguem-educa